Carlos Coelho defende rigor nos critérios de atribuição de vistos

A estratégia da União relativamente à região da antiga-Jugoslávia foi definida, há 5 anos atrás, na Agenda de Salónica. Segundo Carlos Coelho, Relator do Parlamento Europeu para o Espaço Schengen, foi "salvaguardada uma perspectiva europeia para os povos dos Balcãs Ocidentais, onde estava prevista a questão da liberalização dos vistos."

A Presidência Eslovena resolveu dar início às negociações em 2008. São 5 os países dos Balcãs Ocidentais que estão a negociar essa liberalização, mas segundo o Relatório da Comissão Europeia, apesar de todos terem realizado progressos consideráveis, apenas três (Macedónia, Montenegro e Sérvia) reúnem as condições necessárias para que essa liberalização possa ser feita brevemente, sendo que a Bósnia e a Albânia não foram consideradas como estando aptas.

Carlos Coelho defende que "não podemos abrir precedentes baixando os critérios que foram acordados" e por isso afirma que " Nós estamos prontos para acolher a Bósnia e a Albânia quando eles estiverem prontos a cumprir as condições que foram fixadas."