Carlos Coelho questiona Comissária indigitada sobre atrasos no Sistema de Informações de Schengen II e o reforço das fronteiras externas da União

O Deputado europeu do PSD, Carlos Coelho, participou hoje na audição da Comissária indigitada para os Assuntos Internos, Cecilia Malmström, cujo percurso como Eurodeputada foi desde logo elogiado pelo Deputado do PSD, que recordou que Cecilia Malmström pertenceu à Comissão LIBE, onde demonstrou a sua "competência e a sua preparação." Segundo Carlos Coelho, a sua indigitação para está área foi uma "boa notícia." 

Na sua intervenção, Carlos Coelho lembrou que o Espaço Schengen é o "núcleo dinâmico do Espaço de Liberdade, Segurança e Justiça. O melhor controlo das fronteiras externas é uma condição da liberdade de circulação dentro da Europa."

Para o Deputado português, o SIS-II é, assim, "crucial." "Devia ter começado em 2007 e estima-se que terá, pelo menos 5 anos de atraso. Já foram directamente investidos pela UE cerca de 70 Milhões de Euros."

"O SIS está atrasado, o VIS está atrasado, o portal E-Justice está atrasado."

Carlos Coelho colocou então as seguintes questões:

1. O SIS-II será uma prioridade? 2. Quando prevê que esteja operacional? 3. Se o Milestone I falhar, o contrato com a empresa será denunciado? 4. Será prudente avançar com novos sistemas enquanto estes não são concretizados?

O Parlamento Europeu está a realizar um conjunto de audições públicas com os 26 candidatos a comissários europeus propostos pelos Estados-membros. A equipa de comissários, que será liderada por Durão Barroso, terá de ser aprovada pelos eurodeputados.

Os candidatos a comissários respondem durante três horas às perguntas dos eurodeputados das comissões parlamentares de cada pasta, sendo avaliados os seus conhecimentos específicos e a competência na sua área, incluindo o seu compromisso para com o projecto europeu, independência e capacidades de comunicação.