O Deputado Europeu do PSD Duarte Freitas viu ontem aprovadas, na Comissão das Pescas do Parlamento Europeu, 5 das 6 emendas que apresentou relativamente à proposta da Comissão Europeia que pretende diminuir o esforço de pesca dirigida aos stocks de pescada e lagostim ao largo da Península Ibérica.
Duarte Freitas foi o único Deputado português a tentar, através de propostas de alteração, influenciar os intentos da Comissão Europeia, de levar por diante um plano completamente desajustado à realidade pesqueira dos países ibéricos. O Eurodeputado do PSD viu tangencialmente indeferida uma das suas propostas que visava dar "flexibilidade aos Estados Membros para aplicação do sistema de redução do esforço de pesca, através da implementação de planos nacionais adequados à realidade específica dos mesmos".
Intransigente nas suas intenções, Duarte Freitas voltará a colocar em cima da mesa, na sessão plenária de Estrasburgo do próximo mês de Abril, a discussão relativa a este ponto.
O Deputado português, devidamente apoiado pelo Grupo do PPE, irá desta forma tentar reverter a votação desta emenda, com particular interesse para Portugal, chumbada pelo grupo socialista e liberal na Comissão das Pescas.
Duarte Freitas considera que "este, e futuros outros planos de recuperação, deverão ter sempre presentes as realidades específicas dos Estados Membros a que se destinam, devendo estes ter um papel mais activo na elaboração dos mesmos".