Carlos Coelho contra práticas que dizimam tubarões

O Deputado Carlos Coelho assinou hoje a declaração parlamentar sobre o apoio ao reforço da proibição da remoção das barbatanas de tubarões pela União Europeia.

A prática da «remoção das barbatanas de tubarões», que consiste em remover as barbatanas dos tubarões e devolver a parte restante do corpo ao mar, pode contribuir para a mortalidade excessiva dos tubarões e, deste modo, induzir a depauperação de um grande número de unidades populacionais de tubarões e ameaçar a sua sustentabilidade futura.

Carlos Coelho alerta para o facto de a Política Comum de Pescas estabelecer diversas medidas destinadas a limitar o impacto ambiental das pescas e assegurar que a exploração dos recursos aquáticos vivos crie condições sustentáveis dos pontos de vista económico mas também ambiental e social.

Os conhecimentos científicos actuais, geralmente baseados no exame das taxas de captura, indicam que muitas unidades populacionais de tubarões estão gravemente ameaçadas.

Calcula-se que 1/3 das espécies europeias de tubarões estejam ameaçadas de extinção por esta prática.

Carlos Coelho considera importante que a Comissão Europeia apresente uma proposta com vista à proibição desta prática o mais tardar até ao segundo aniversário do Plano de Acção da Comunidade relativo aos tubarões.