Regina Bastos aplaude os resultados da Cimeira de Barcelona, ao nível da Política Social e de Emprego

A Deputada do PSD, Regina Bastos, ao intervir na sessão plenária extraordinária do Parlamento Europeu, em Bruxelas, manifestou a sua satisfação face aos resultados obtidos na Cimeira de Barcelona, declarando que apesar da enorme ambição dos objectivos definidos em Lisboa há dois anos atrás e das diferentes e mais adversas circunstâncias económicas actuais, nunca duvidámos que os avanços em matéria de política social iriam, como foram, ser honrados pelos Estados Membros e em especial pela Presidência Espanhola da UE”.

Segundo a Deputada social-democrata, o Conselho Europeu de Barcelona, do passado fim-de semana, teria suscitado, por antecipação, cautelas e dúvidas por parte de alguns que receavam um retrocesso relativamente à Estratégia de Lisboa.

Dando especial relevo ao impulso dado à criação de políticas activas para o pleno emprego; Regina Bastos destacou que "uma das conclusões mais importantes da cimeira, foi a necessidade da reforma do mercado de trabalho, considerada um passo essencial para a criação de emprego". Referiu, ainda, "a importância dada à prossecução de políticas da UE em matéria de incentivo à competitividade e melhoria do emprego; ao aumento da mobilidade profissional e geográfica dos trabalhadores, o que exige uma maior atenção na formação da mãode-obra e melhores qualificações ao nível da sociedade do conhecimento".

Em relação ao envelhecimento da população, Regina Bastos declarou que "esta é uma questão que requer respostas novas e criativas, concordando com a proposta tendente a criar legislação que preveja a reforma parcial como um instrumento de permanência voluntária dos trabalhadores mais idosos no mercado de trabalho. Segundo a Deputada, tal não substitui a necessidade de acelerar as reformas do sistema de pensões, garantindo a sua sustentabilidade financeira".

Regina Bastos salientou ainda que um dos grupos mais afectados pelo desemprego na UE  são as mulheres.Há que promover a sua participação no mercado de trabalho, o que sem a adopção de medidas activas de conciliação da vida familiar com a vida profissional é utopia”, defendendo a "urgência de um esforço conjunto ao nível comunitário, intergovernamental, regional e local na criação de infraestruturas de acolhimento de crianças e de apoio a pessoas mais idosas, designadamente através da  disponibilização e aplicação de verbas do Fundo Social Europeu, a par da adopção de medidas ao nível fiscal e social".

Concluindo a sua intervenção, a Deputada do PSD, afirmou ser uma evidência a necessidade de coordenação e sincronização entre as dimensões social e económica, pois só com maior criação de riqueza, distribuída com justiça e equidade, poderá haver maior inclusão e mais justiça social”.