A Deputada do PSD Regina Bastos apoiou, em Estrasburgo, uma comunicação da Comissão Europeia sobre a participação financeira dos trabalhadores nas empresas que considerou "um importante contributo para ultrapassar a dicotomia capital versus trabalho. Os trabalhadores que participem quer nos lucros quer nos capitais das empresas estarão mais motivados, serão mais produtivos e consequentemente haverá um reforço da competitividade e da rentabilidade da empresa.
Para além disso, sublinhou a Deputada, a participação financeira contribui para o cumprimento de dois objectivos : a realização do modelo social europeu e o aumento do emprego".
Regina Bastos apoiou "os princípios enunciados para o funcionamento do modelo de participação financeira, designadamente : a participação voluntária, a necessidade de clareza, transparência e simplicidade, a exclusão de riscos desproporcionados para os trabalhadores, a prevenção dos efeitos procíclicos ligados às variações da conjuntura económica e a compatibilidade com a mobilidade dos trabalhadores".
A Deputada social democrata lamentou, contudo, "que a Comissão Europeia tenha proposto soluções escassas para as PMEs, sendo necessário realizar estudos sobre as diferentes formas de participação nas PMEs e ter em conta alternativas".