Silva Peneda: a UE deve enfrentar a globalização sem renunciar aos seus valores

O Deputado do PSD José Silva Peneda afirmou hoje, em Estrasburgo, a propósito da votação de um relatório sobre os efeitos da globalização no mercado interno, que "a globalização proporciona novas oportunidades, mediante o acesso ao mercado mundial, mas é vista como negativa por muitos cidadãos europeus dada as profundas reestruturações e deslocalizações que se estão a verificar no tecido produtivo europeu".

Silva Peneda defendeu que "a União Europeia deve enfrentar estes desafios sem renunciar aos seus valores históricos e sociais, traduzidos nas características fundamentais dos sistemas de protecção social existentes.

Ao mesmo tempo, acrescentou, a União Europeia deve incentivar o aumento da competitividade da indústria europeia, através do desenvolvimento de todo um conjunto de instrumentos referidos na Estratégia de Lisboa.

Com crescimentos de 1% ou 2% não há qualquer espaço de manobra possível. Por isso, se tornam cada vez mais inadiáveis as reformas do lado económico, muito especialmente em tudo que tem a ver com a liberalização dos mercados, de modo a consolidar o mercado interno".

Para Silva Peneda, em termos de política externa, a União Europeia "deve insistir junto das futuras grandes potencias mundiais, como são os casos da China, Índia e Brasil para que os respectivos processos de desenvolvimento se desenrolem na base de um equilíbrio entre as políticas sociais e económicas".