Silva Peneda defende apoios à indústria europeia

O Deputado do PSD José Silva Peneda defendeu hoje, em Estrasburgo, que a União Europeia "deve assumir sem tibiezas uma política coerente e voluntarista em prol da sua indústria, que seja capaz de, em simultâneo, antecipar as transformações estruturais e desenvolver uma base industrial sólida e competitiva.

A indústria europeia, acrescentou, não dispõe de alternativa senão desmarcar-se dos concorrentes ao apostar nas suas mais-valias, tais como o seu potencial humano, a sua capacidade de inovação e o seu tecido empresarial de PME ".

Silva Peneda considerou, contudo, que "este apoio à política industrial implica um desenvolvimento equilibrado que preserve a coesão social. O impacto regional das recentes deslocalizações não pode ser negligenciado. Os fundos estruturais, nomeadamente o Fundo Social Europeu poderiam ser orientados para o apoio à reconversão socio-económica e industrial das regiões mais afectadas. Uma solução passaria pelo enraizamento duradouro da actividade industrial numa região através do apoio à criação de sinergias regionais entre empresas, universidades e centros de investigação".

Referindo que "a indústria europeia atravessa um momento de transformações estruturais por razões internacionais, mas sobretudo por razões próprias", Silva Peneda salientou que "com excepção da fase inicial do carvão e do aço, a União Europeia andou de costas voltadas para a sua indústria, apesar de ser fonte de empregos, de crescimento económico, de actividade de serviços, de aptidões e conhecimentos que uma economia desenvolvida não pode subestimar".