Silva Peneda defende estatísticas sobre formação profissional na União

O Deputado do PSD José Silva Peneda defendeu hoje em Estrasburgo a criação de "condições para que se proceda à recolha sistemática e periódica de dados comparáveis que possam dar uma imagem do que se passa com a formação profissional contínua".

Silva Peneda mostrou-se ainda "favorável à inclusão das Pequenas e Médias Empresas como universo deste tipo de estatísticas. Pese embora a carga burocrática vale a pena, ainda que através de procedimentos simplificados, envolver as PMEs neste exercício, porque elas representam cerca de 90% das empresas europeias".

Para Silva Peneda, "promover a formação e investir na empregabilidade ao longo da vida dos nossos trabalhadores são formas sustentáveis de alcançar mais competitividade na economia europeia".

Silva Peneda recordou que "a Estratégia de Lisboa definiu uma série de instrumentos com o objectivo de se criarem Mais e melhores Empregos. Dentre esses instrumentos conta-se a aprendizagem ao longo da vida. Mas, acrescentou, a aprendizagem está longe de ser uma realidade para os trabalhadores europeus.

A melhoria das competências profissionais não está devidamente valorizada apesar dos Estados-Membros colocarem esta questão no centro da redução do desemprego e promoção da produtividade ".

O Deputado social democrata sublinhou ainda que na União a 15 "apenas 8.5% dos cidadãos europeus beneficiavam desta mais-valia profissional. Que valores teremos agora na UE dos 25? ".