A I Escola Europa foi um sucesso

A primeira edição da Escola Europa, uma iniciativa de formação política inspirada na Universidade Europa portuguesa, foi um sucesso. Este projecto das delegações portuguesa e espanhola do Partido Popular Europeu (PPE) no Parlamento Europeu foi dirigido por Carlos Coelho (Director da Universidade Europa) e Ana Mato (Directora da Escuela Europa).

Durante quatro dias, cinquenta jovens portugueses e espanhóis, seleccionados conforme o currículo académico, discutiram os grandes desafios da União Europeia e o papel dos seus países no projecto de integração. No intenso programa, cada dia foi dedicado a um bloco temático: o primeiro aos “valores e políticas da União Europeia”, o segundo à “Economia, Competitividade e Desenvolvimento Sustentável” e o terceiro ao “modelo social europeu”. No quarto e último dia, os participantes receberam uma formação sobre o funcionamento do Parlamento Europeu e realizaram uma simulação do plenário da instituição. Todos os deputados portugueses e espanhóis ao Parlamento Europeu participaram na Escola. Carlos Coelho, que enquanto director da Escola moderou os vários painéis de debate, foi orador na mesa que debateu a “crise migratória e de refugiados”, num momento partilhado com Roberta Metsola (Deputada maltesa ao Parlamento Europeu e coordenadora do PPE na Comissão LIBE) e Teresa Jiménez Becerril (Deputada espanhola ao Parlamento Europeu).

Ao longo dos dias da Escola vários membros do governo espanhol participaram nos trabalhos. Destaque para a presença de Soraya Saénz de Santamaría (Vice-Presidente do Governo), Alfonso Dastis (Ministro das Relações Exteriores) e María Dolores de Cospedal (Ministra da Defesa e Secretária Geral do Partido Popular).

No final dos trabalhos Carlos Coelho fez um balanço muito positivo referindo que “esta Escola foi uma oportunidade única para 50 jovens portugueses e espanhóis debaterem o futuro do projecto europeu e para colocarem as suas questões e fazerem propostas directamente aos mais altos responsáveis políticos espanhóis e aos deputados europeus do seu país. A qualidade das intervenções de todos (oradores e sobretudo alunos) demonstrou que há uma geração, nos nossos dois países, que está absolutamente comprometida com a União e acredita na integração”. Rematou, acrescentando que “a presença de Mariano Rajoy (Presidente do Governo de Espanha) e Pedro Passos Coelho (Presidente do PSD e antigo Primeiro-Ministro de Portugal) atesta a importância que os dois partidos, PP espanhol e PSD português, dão à formação política, mas sinaliza também o entendimento de que Portugal e Espanha partilham desafios numa União em que têm de ser forças liderantes no sentido da defesa da integração”.