Aplicação do Programa Erasmus +

O Parlamento Europeu aprovou hoje, em Bruxelas, o Relatório sobre a aplicação do Regulamento que criou o Programa «Erasmus +», o programa da União para o ensino, a formação, a juventude e o desporto.

Carlos Coelho recordou que o programa Erasmus +, iniciado em 2014, tem por base uma longa evolução histórica dos programas da UE no domínio da educação, da formação e da juventude “sendo actualmente o principal instrumento nestes domínios e um exemplo de sucesso da integração europeia”.

Para o social-democrata, “fazendo uma avaliação passados dois anos pode-se concluir que o Programa oferece aos potenciais participantes uma variedade de novas oportunidades tendo sido alcançado o objectivo de simplificar os Programas existentes com a introdução de várias novas medidas, tais como a disponibilização de soluções digitais para o processo de candidatura e a gestão do projeto tendo a Comissão Europeia vindo a melhorar melhorar as medidas de execução do programa”.

No entanto Carlos Coelho sublinha que “há ainda elementos a melhorar tais como o processo de candidatura, o guia do programa, e a necessidade de dotar as agências nacionais de uma maior flexibilidade no que diz respeito à transferência de fundos no âmbito das ações-chave, para que as eventuais lacunas de financiamento possam ser colmatadas com base nas necessidades dos beneficiários”.

Ao finalizar ressalvou a “importância de se promover o multilinguismo no Programa Erasmus + tendo em conta a importância do conhecimento de várias línguas para melhorar a empregabilidade dos jovens”.