Silva Peneda: devolver competitividade às empresas europeias

O Deputado do PSD José Silva Peneda considerou hoje, em Estrasburgo, que "nos mercados mundiais cada vez mais globais, as empresas europeias deparam-se com problemas de falta de competitividade.

A nível interno, acrescentou o Deputado, a própria indústria europeia atravessa um período intenso de reestruturação com perdas de postos de trabalho e de unidades de produção. Certas regiões e certos sectores industriais vêm o seu modelo de emprego profundamente alterado. O facto do crescimento económico da União Europeia se manter aquém dos 2% também não contribui para sair deste cenário cinzento ".

Silva Peneda defende que "para a União Europeia continuar a ser um espaço de progresso económico, social e ambiental, os Estados-membros devem encarar com firmeza reformas, tanto nos seus mercados de trabalho com vista a melhorar a empregabilidade dos trabalhadores europeus, como nos seus sistemas de tributação de forma a tornar o trabalho financeiramente atraente. A reforma destas políticas sociais e fiscais deve ser articulada de forma coerente enquanto factores prévios e imprescindíveis de desenvolvimento e crescimento sustentável".

Nesse contexto, Silva Peneda sublinha que "o reforço do mercado interno, incluindo na área da liberdade de prestação de serviços transfronteiriços, potencia o crescimento económico que falta à União Europeia por gerar mais de 70% da riqueza e do emprego a nível europeu".