A UE e os seus Estados Membros disponibilizarão, a curto prazo, uma ajuda pública superior a 1.5 biliões de euros. Além desta primeira ajuda de emergência, a UE desempenhará também um papel activo da fase intermédia de reabilitação e a longo prazo de reconstrução.
O Deputado Europeu do PSD José Silva Peneda afirmou hoje, em Estrasburgo,que perante o terrível maremoto que afectou a Ásia e o Oceano Índico, a UE e os seus Estados Membros não podiam ficar indiferentes face às perdas humanas e materiais deste acontecimento dramático e de uma gravidade sem precedentes.
Como membro da Comissão do Orçamento do Parlamento Europeu, o Deputado Silva Peneda exprimiu a sua satisfação com o acordo inter-institucional alcançado que permite recorrer aos fundos de emergência e aos instrumentos de flexibilidade e desbloquear assim verbas significativas, apesar de não estarem inicialmente orçamentadas.
No entanto, para o Deputado do PSD é urgente que, do ponto de vista logístico, a UE melhore o seu corpo de intervenção civil para operações humanitárias.
Finalmente, Silva Peneda exprimiu satisfação e orgulho perante a generosidade expressa pelos cidadãos europeus através dos seus donativos.