O Deputado do PSD José da Silva Peneda interrogou hoje, em Bruxelas, o Comissário indigitado Vladimir Spidla sobre as "medidas de política e que instrumentos pensa propor ou promover" para inverter a tendência de crescimento do desemprego na União Europeia.
Silva Peneda, na audição pública do indigitado Comissário pela Comissão do Emprego e dos Assuntos Sociais do Parlamento Europeu, afirmou que "o desemprego é muito mais que um dado estatístico" e que "é o desemprego que desencoraja, que conduz ao desânimo, e à perda de confiança em si próprio e nos outros".
Salientando que "uma análise mais fina do desemprego na Europa mostra que as situações mais expressivas se situam na população mais jovem (entre os 15 e 24 anos) e nas pessoas entre os 54 e 65 anos, Silva Peneda considerou que nos últimos trinta anos o agravamento da situação na Europa é impressionante.
A taxa de actividade baixou em 45% nos mais jovens, 20% no escalão entre os 54 e 60 anos e essa baixa foi de 51% (!) para os que se situam entre 60 e 64 anos ".
Para Silva Peneda, "nesta situação parece não restar dúvidas que o combate ao desemprego tem forçosamente que ser direccionado, com grande prioridade, para estes grupos etários".