Impressões digitais de Crianças

19 de Junho, 2013
Resposta dada por Cecilia Malmström em nome da Comissão

Com base nos resultados dos testes fornecidos pelas autoridades portuguesas competentes em matéria de passaportes, o CCI realizou um estudo sobre as impressões digitais dos menores destinado a avaliar se as impressões digitais de crianças com menos de 12 anos podem ser utilizadas de forma fiável para efeitos de verificação e/ou identificação. A resposta da Comissão à pergunta E-001564/2013(1)reflete os resultados do relatório intercalar, que não apresentava resultados conclusivos.

O CCI prosseguiu os seus trabalhos de investigação e realizou análises adicionais sobre os dados dos testes recebidos, tendo concluído que o fraco desempenho de vários sistemas automatizados de comparação de impressões digitais se deve à fraca qualidade dos próprios dados.

Se forem utilizadas impressões digitais de boa qualidade e for aplicado o procedimento correto, os resultados da comparação automática das impressões digitais de crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 12 apresentam resultados semelhantes aos obtidos na comparação de impressões digitais de adultos. Foi nesta base que o Diretor do CCI efetuou a sua apresentação. A versão final do relatório do CCI deve ser concluída em agosto.

Quanto à taxa de falsas rejeições em caso de utilização das impressões digitais do passaporte, a única aplicação que atualmente utiliza as impressões digitais do passaporte é o sistema francês Parafe (Passage Automatisé Rapide aux Frontières Extérieures), que está a ser aplicado em grandes aeroportos e portos marítimos em França. No entanto, atualmente só pode ser utilizado o passaporte francês, o que torna muito limitadas as possibilidades de analisar a taxa de falsas rejeições. O facto de, atualmente, os passaportes franceses não incluírem as impressões digitais de crianças com menos de 12 anos de idade, torna impossível analisar a taxa de falsas rejeições das impressões digitais dos menores.

(1) https://www.europarl.europa.eu/sides/getAllAnswers.do?reference=E-2013-001564&language=PT