22. Existe alguma estimativa dos custos e benefícios que o REACH poderá trazer?

A proposta original da Comissão Europeia estima um custo total de registo de produtos químicos submetidos ao REACH de 2,3 mil milhões de Euros em 11 anos. Para o custo total do REACH, ou seja, incluindo os custos para os utilizadores a jusante ficou estimado em cerca de 5,2 mil milhões de euros.

Estes custos devem agora ser ligeiramente inferiores dadas as alterações efectuadas à proposta inicial que se destinavam a tornar a proposta menos dispendiosa e burocrática para o sector industrial europeu. De acordo com o governo britânico, os custos totais do REACH devem ser reduzidos em 24% com a introdução do OSOR (Uma Substância, Um Registo).

De acordo com o governo britânico, os custos totais do REACH devem ser reduzidos em 24% com a introdução do OSOR (Uma Substância, Um Registo).

No mesmo estudo considera-se que os benefícios para a sociedade atingiriam os 50 mil milhões de euros ao final de 30 anos, como resultado de uma redução de 10% nas ocorrências de doenças relacionadas com a exposição a produtos químicos.

Um outro estudo da CEUC (Confederação Europeia das Uniões de Comércio) prevê benefícios de 3,5 mil milhões de euros nos primeiros 10 anos e 90 mil milhões ao fim de 30 anos, resultantes da redução de 40.000 casos de doenças de pele relacionadas com a ocupação profissional e de 50.000 caso de doenças respiratórias.