Carlos Coelho expressa dúvidas sobre os body scanners

Carlos Coelho participou, em Estrasburgo, no debate sobre a segurança nos aeroportos e os body scanners, onde participou pela primeira vez a nova Comissária Cecilia Malmström.

O Deputado português afirmou que "todos concordamos que é necessário proteger as pessoas e bens e assegurar a segurança nos meios de transporte mas há inquietações legítimas relativamente aos body scanners."

Carlos Coelho exigiu que a Comissão Europeia remeta ao Parlamento Europeu 3 estudos em curso logo que concluídos. Estes estudos deverão responder a 3 questões básicas: "Primeira, é necessário e eficaz? Segunda: faz ou não mal à saúde? Terceira: viola ou não a privacidade e a dignidade das pessoas?"

Carlos Coelho condenou o facto de o Reino Unido estar a impedir o acesso dos voos aos passageiros que recusam sujeitar-se aos novos scanners; "Há também outras inquietações. Primeiro foi referido que poderia ser optativo. As pessoas poderiam optar entre submeter-se aos scanners ou ao antigo sistema da revista pessoal. Mas parece que alguns Estados-Membros estão a adoptar o princípio de que no check, no fly ser um sistema obrigatório."

A concluir, o Deputado social-democrata afirmou: " temos a responsabilidade de encontrar soluções que reforcem a segurança sem por em causa a dignidade e os direitos das pessoas."