Carlos Coelho no dia internacional das crianças desaparecidas

Carlos Coelho, como membro do intergrupo para os Direitos das Crianças participou num seminário sobre crianças desaparecidas que se realizou no Parlamento Europeu sob a presidência da Deputada sueca Anna Maria Corazza Bildt.

O evento teve lugar no Dia Internacional das Crianças Desaparecidas (25 de Maio) e contou com a participação de diversos Deputados e organizações não-governamentais.

Carlos Coelho salientou a oportunidade do debate “num momento em que ao drama dos refugiados se junta o êxodo de milhares de crianças e o seu desaparecimento quer durante a viagem quer após o acolhimento em solo europeu”.

O seminário sublinhou a urgência na adopção de medidas de proteção das crianças e apelou aos Estados-Membros que ainda não disponham de legislação adequada que adoptem normas que reforcem a protecção dos menores não acompanhados.

Durante o seminário foi recordado que a EUROPOL estima em mais de 10.000 os menores não acompanhados que desapareceram de centros de refugiados na Europa.

Receia-se que muitos deles tenham sido vítimas de redes de tráfico para exploração laboral e sexual, mendicidade forçada e correios de droga