Carlos Coelho, como membro do intergrupo para os Direitos das Crianças participou num seminário sobre crianças desaparecidas que se realizou no Parlamento Europeu sob a presidência da Deputada sueca Anna Maria Corazza Bildt.
O evento teve lugar no Dia Internacional das Crianças Desaparecidas (25 de Maio) e contou com a participação de diversos Deputados e organizações não-governamentais.
Carlos Coelho salientou a oportunidade do debate “num momento em que ao drama dos refugiados se junta o êxodo de milhares de crianças e o seu desaparecimento quer durante a viagem quer após o acolhimento em solo europeu”.
O seminário sublinhou a urgência na adopção de medidas de proteção das crianças e apelou aos Estados-Membros que ainda não disponham de legislação adequada que adoptem normas que reforcem a protecção dos menores não acompanhados.
Durante o seminário foi recordado que a EUROPOL estima em mais de 10.000 os menores não acompanhados que desapareceram de centros de refugiados na Europa.
Receia-se que muitos deles tenham sido vítimas de redes de tráfico para exploração laboral e sexual, mendicidade forçada e correios de droga