Carlos Coelho quer promoção do turismo costeiro

Encontra-se em discussão no Parlamento Europeu um documento intitulado "Desenvolvimento Regional e o impacto do turismo nas regiões costeiras", cuja Relatora é a Deputada portuguesa Jamila Madeira.

 

O Deputado Europeu Carlos Coelho considera que "este é um assunto de capital interesse para a Europa e para Portugal" e referiu que, "o facto de 22 dos 27 Estados Membros serem costeiros e cerca de 40% da população europeia estar distribuída ao longo dos 68.000 km de litoral europeu são, por si só, argumentos de peso para reflectirmos de forma atenta sobre o desenvolvimento sustentado das nossas regiões costeiras". Carlos Coelho considera que "a valorização e promoção do turismo costeiro é um dos principais vectores para o desenvolvimento sustentado das regiões costeiras europeias".

 

Carlos Coelho considera que "apesar da sua indubitável riqueza, as regiões costeiras, na Europa e em particular em Portugal, padecem de constrangimentos graves ditados por uma deficiente abordagem, planificação e intervenção por parte do poder decisório", considerando urgente a "inclusão do turismo costeiro na lista das prioridades da política europeia e nacional.".

 

Carlos Coelho acrescentou que "como já foi referido, e bem, pelo Senhor Presidente da República, Portugal não tem uma estratégia para tratar os assuntos marítimos e o desenvolvimento das actividades costeiras." O Deputado Social Democrata considera que "Portugal anda distraído e de costas voltadas para a sua maior fonte de riqueza que é o Mar e a sua imensa costa".

 

Carlos Coelho é da opinião que "Portugal goza de um potencial ímpar para a promoção de actividades náuticas e de lazer tais como a pesca desportiva, o surf, o mergulho, a vela, etc. Nesse sentido, exige-se que o nosso Governo coloque em prática uma estratégia de aproximação dos portugueses ao mar e de valorização do nosso produto " mar - sol - areia "."