Turismo nas Regiões Costeiras

O Parlamento Europeu aprovou hoje um relatório sobre os aspectos de desenvolvimento regional do impacto do turismo nas regiões costeiras.

O Turismo é um factor essencial para o desenvolvimento socioeconómico das regiões costeiras da UE, diz Carlos Coelho.

O Eurodeputado do PSD, apoia a criação de instrumentos específicos que possam levar a uma estratégia de desenvolvimento mais integrada e sustentável, atenuando o carácter sazonal do turismo nessas regiões, salientando que "só assim se poderá incentivar a competitividade económica, dar resposta às necessidades sociais (criação de emprego mais estável e melhoria da qualidade de vida), ao mesmo tempo que se deve dedicar uma especial atenção à preservação dos recursos naturais e culturais e à promoção de modelos de turismo mais responsável."

Ainda que o Turismo não esteja no âmbito da competência comunitária, "é importante evitar que, ao nível europeu, exista uma acção fragmentada, sectorial e por vezes incoerente". Desta forma, deverá ser assegurada uma abordagem geral e integrada no âmbito das diversas políticas conexas (ex. coesão, ambiente, marítima ou social).

"Não tenho dúvidas de que os Fundos Estruturais contribuem em muito para o desenvolvimento das regiões costeiras, porém, é pena que não se saiba qual o verdadeiro impacto desses investimentos, devido à falta de informação.", afirma o Eurodeputado.

E acusa: "É igualmente lamentável que os Programas operacionais, para 2007-2013, não possuam quase nenhuma referência específica para o caso das áreas costeiras. Apoio, assim, a intenção da Relatora Jamila Madeira no sentido de se proceder a uma revisão que altere esta situação."