Segurança nos Aeroportos: Carlos Coelho quer mais eficácia e menos incómodos para os passageiros

Carlos Coelho, em Bruxelas, interrogou hoje a Comissão Europeia sobre a introdução de alterações nos sistemas de controlo nos aeroportos que aumentem a segurança e diminuam os incómodos para os cidadãos.

Em concreto Carlos Coelho quer saber se a Comissão já deu início ao processo de revisão das normas europeias que proíbem a introdução de certos líquidos na cabine dos aviões, nomeadamente no sentido de se encontrarem ferramentas mais eficazes para a detecção de explosivos em líquidos, reduzindo em paralelo os efeitos negativos da legislação actualmente em vigor.

"A Comissão tem conhecimento dos resultados da pesquisa desenvolvida pelo Centro de Pesquisas de Jülich, na Alemanha, que apresenta a utilização da técnica "espectroscopia de Hilbert" como uma solução viável em termos de eficácia, rapidez e custos? ", perguntou Carlos Coelho

O Deputado social democrata recorda que em 2006 foi aprovado o Regulamento 1446, que veio alterar o Regulamento 622/2003 relativo ao estabelecimento de medidas de aplicação das normas de base comuns sobre a segurança da aviação.

Este Regulamento regula a questão da introdução de líquidos em aeronaves, proibindo, nomeadamente, o transporte de líquidos com mais de 100ml na bagagem de mão.

Carlos Coelho sublinha que, sob pena de generalizada rejeição social as medidas de segurança devem ser realistas e não desproporcionadas e recorda que até hoje, ainda não foi provada a eficácia desta medida em questão, a que acresce o facto de que através dos controlos por equipamento de raios-X não é possível detectar a presença de explosivos em líquidos. Porém, acrescenta, são notórios os custos e incómodos que esta medida acarreta para os passageiros aéreos, bem como os custos acrescidos para os aeroportos e para os operadores.