O Parlamento Europeu irá pronunciar-se em breve acerca do actual estado de debilidade de algumas espécies de peixe altamente migradoras, como é o caso do atum rabilho.
Está neste momento em cima da mesa, uma proposta de Regulamento do Conselho para que se estabeleçam medidas técnicas de conservação para algumas unidades populacionais deste tipo peixes com o objectivo de actualizar a regulamentação comunitária que transpõe as medidas técnicas de conservação para grandes migradores entretanto adoptadas nas organizações regionais de pesca competentes em matéria de gestão e conservação de tunídeos e espécies afins.
O Eurodeputado Duarte Freitas está preocupado como o actual estado de alguns mananciais de pesca destas espécies e alerta para a "urgência na tomada de medidas que permitam salvaguardar a sustentabilidade destas espécies"
Para Duarte Freitas "é fundamental que a UE adopte regulamentação específica a fim de que sejam actualizados os tamanhos mínimos de captura destas espécies e a revisão das artes de pesca utilizadas neste tipo de pescarias."
Duarte Freitas mostrou-se ainda favorável à criação de zonas de reserva e períodos de defeso da pesca, como forma de limitação do esforço de pesca.
O Deputado do PSD considera que a existência de riscos potencialmente graves com consequências irreversíveis é uma realidade e apela à utilização de artes de pesca cada vez mais selectivas e amigas do ambiente como solução para uma pesca responsável.
A este respeito lembrou ainda que os Açores são um exemplo a seguir, numa clara alusão à arte de salto e vara utilizado na captura do Atum.