Proposta de Duarte Freitas para defesa da pesca açoriana aprovada em Bruxelas

Foi aprovado, na mini-sessão plenária de Bruxelas, o Relatório sobre a gestão das unidades populacionais de peixes de profundidade (COM (2007) 0030 – (INI), bem como uma emenda escrita apresentada em plenário pelo Deputado português Duarte Freitas.

Também aprovada, foi uma alteração escrita apresentada por Duarte Freitas no sentido de contrariar aquilo que, segundo o próprio “representaria o fim da pesca nos Açores”. Em causa estava a proibição indiscriminada da pesca em todos os montes submarinos. “Nos Açores, devido à inexistência de plataforma continental, a pesca é fundamentalmente praticada nos montes submarinos, razão pela qual, esta medida representaria um atentado grave à sustentabilidade económica e social de comunidades muito dependentes da pesca.”

Para defender os interesses açorianos, bem como de outras regiões análogas da UE, Duarte Freitas, em consonância com a Federação de Pescas dos Açores, propôs e viu aprovada “a anulação desta medida radical e sem fundamento”.

Visivelmente satisfeito com a aprovação da sua proposta, Duarte Freitas considera que “o apoio da maioria dos Deputados Europeus a esta proposta representa uma decisão sensata e equilibrada na defesa da sustentabilidade do sector das pescas em algumas das regiões costeiras da UE.”