A Deputada do PSD Regina Bastos apoiou, em Estrasburgo, um relatório que propõe um conjunto de iniciativas que "têm como objectivo reduzir as desigualdades de tratamento em matéria de rendimento, de recursos financeiros e no que diz respeito à reinserção profissional das atletas de alta competição. A presença das mulheres deve ser fomentada nos cargos de chefia, na tomada de decisões, nas equipas técnicas e médicas, nos lugares de árbitros e de juizes. As incidências do desporto na saúde das atletas, assim como à prevenção e à luta contra o assedio e o abuso sexual e o aumento da cobertura mediática do desporto feminino devem ser dominios de especial atenção".
Regina Bastos sublinhou que "o desporto - que constitui um meio de realização pessoal e de integração social, beneficia a saúde e o bem estar, promove a autonomia e a tomada de iniciativa - é ainda um sector onde existem grandes desigualdades entre os homens e as mulheres".
A Deputada social democrata afirmou que "o desporto escolar está em regressão e que o papel da educação física e desportiva deve ser realçado e enquadrado por uma formação adequada dos professores. É igualmente imprescindível, acrescentou, tomar medidas para permitir às mulheres praticar desportos nos seus tempos livres, assim como desenvolver possibilidades de o praticar no seu local de trabalho".
Regina Bastos considerou "imprescindivel promover a participação das mulheres no desporto nos programas e nas acções comunitárias disponibilizando recursos humanos e financeiros adequados, assim como de mecanismos de controlo e de acompanhamento necessários".