Transportes: Joaquim Piscarreta apoia Directiva sobre formação de motoristas

O Deputado do PSD Joaquim Piscarreta defendeu, em Estrasburgo, que "com a adopção da Directiva relativa à qualificação e formação contínua dos motoristas de veículos afectos ao transporte de mercadorias e de passageiros, a União Europeia passa a ter um instrumento fundamental na luta preventiva contra os acidentes rodoviários envolvendo veículos pesados".

Joaquim Piscarreta afirmou que "em comparação com outros Estados Membros, Portugal sempre se destacou nas estatísticas de mortalidade nas estradas.  Só em 2001, foram mais de 42.500 acidentes, dos quais cerca de 5.800 originaram mortos e feridos graves. Parte importante desses índices de sinistralidade é causada por veículos pesados de mercadorias ou de pessoas".

Por isso, Joaquim Piscarreta apoiou esta Directiva que considerou "contribuir para uma melhoria de segurança nas estradas através de, por um lado, novas técnicas como sistemas de simulação de condução e por outro, cursos de formação contínua dos motoristas profissionais.  O Deputado social democrata lamentou, no entanto, "que esta Directiva se aplique apenas aos novos motoristas que comecem a exercer a profissão cinco ou seis anos após a entrada em vigor da Directiva.  Tendo em conta os níveis de sinistralidade e a pouca atractividade da profissão, estes prazos parecem demasiado longos".

Joaquim Piscarreta apoiou ainda "uma formação especial dos motoristas no sentido de lutar contra o flagelo da criminalidade organizada, da imigração ilegal e do tráfico de seres humanos".