Notícias sobre "Construção europeia"

12-05-2005

Carlos Coelho quer que a União Europeia chegue aos cidadãos

No âmbito do debate do Parlamento Europeu sobre a política de informação e comunicação, o Deputado Carlos Coelho defendeu que o objectivo deve ser a melhoria da percepção que o cidadão tem da União Europeia


12-05-2005

Assunção Esteves defende que o desafio de constitucionalização da Europa passa pela sua acção externa

No âmbito do debate do Parlamento Europeu sobre o serviço de acção externa da UE, a Deputada Assunção Esteves defendeu uma Europa coerente, dotada de uma visão estratégica claramente definida na linha do multilateralismo e de um novo sistema de direito internacional.


20-04-2005

Assunção Esteves defende que o voto secreto no PE deve ser sempre uma excepção

No âmbito dos trabalhos da Comissão parlamentar dos assuntos constitucionais, a Deputada Assunção Esteves defendeu que as votações secretas devem ser excepção à regra.


10-03-2005

Graça Moura: dimensão cultural é fundamental para o êxito da Estratégia de Lisboa

No âmbito do debate sobre a Estratégia de Lisboa, o Deputado Vasco Graça Moura defendeu que uma economia baseada no conhecimento implica uma visão do mundo que só a cultura pode proporcionar


09-03-2005

Silva Peneda apoia revisão da Estratégia de Lisboa

No âmbito do debate sobre a revisão da Estratégia de Lisboa, o Deputado Silva Peneda defendeu que a nova versão da Estratégia cria as condições ideias para os Estados-Membros alcançarem o sucesso.


12-01-2005

Silva Peneda considera aprovação do Tratado Constitucional um momento histórico

No âmbito da aprovação do Tratado Constitucional, o Deputado José Silva Peneda defendeu que os direitos sociais dos cidadãos saem claramente reforçados com a integração na Constituição da Carta dos Direitos Fundamentais da UE reconhecendo que os cidadãos estão no cerne da construção europeia.


12-01-2005

Assunção Esteves propõe ''Canal Europa''

No âmbito do debate sobre o Tratado constitucional a Deputada Assunção Esteves defendeu a criação de um canal de televisão dedicado aos trabalhos do Parlamento Europeu.


12-01-2005

Sérgio Marques congratula-se pelo Parecer favorável do Parlamento Europeu ao Tratado Constitucional europeu e salienta a sua importância para as RUP"S

No âmbito da aprovação da posição do Parlamento Europeu relativa ao Tratado Constitucional, o Deputado Sérgio Marques congratulou-se com a importante consolidação do estatuto das Regiões Ultraperiféricas acolhida no âmbito do Tratado que estabelece uma Constituição para a Europa.


11-01-2005

Constituição Europeia: uma Pátria constitucional em que, nesta Europa, se reconhecem todas as pátrias

No âmbito da aprovação do Tratado Constitucional, a Deputada Assunção Esteves afirmou que a ligação entre o reconhecimento de um sistema comum de valores - os valores democráticos e dos direitos do homem - e o reconhecimento de um sistema comum de autoridade.