Duarte Freitas reclama mais licenças de pesca para pescadores portugueses no Acordo com Marrocos

O Eurodeputado Duarte Freitas formulou uma questão escrita à Comissão Europeia  no sentido de averiguar a possibilidade de Portugal poder ser contemplado com mais algumas licenças de Pesca para a Zona do Acordo.

Duarte Freitas referiu que "apesar deste acordo ter reduzido para quase 1/5 o número de licenças de pesca previsto para esta zona, é necessário pressionar as Instituições Europeias no sentido de defender os interesses da pesca nacional".

Apesar de compreender a necessidade de se garantir alguma equivalência na repartição das possibilidades de pesca relativamente ao anterior acordo, Duarte Freitas lembrou à Comissão que o número de licenças proposta para Portugal fica bastante aquém das pretensões nacionais.

O Deputado Europeu, pretende saber por parte da Comissão se a atribuição de licenças de pesca para o arrasto e para o palangre de fundo poderá ser aumentada e se à semelhança do que sucede com a Polónia, Lituânia e Holanda, Portugal poderá também negociar licenças de pesca a título privado.