Carlos Coelho preocupado com a melhoria do impacto da cooperação para o desenvolvimento da União Europeia

O Parlamento Europeu aprovou hoje, em Estrasburgo, o relatório Kaczmarek sobre a melhoria do impacto da cooperação para o desenvolvimento da UE que contou com o apoio do Deputado Carlos Coelho.

 

Para o eurodeputado português "o futuro da política de desenvolvimento da União Europeia passa, desde logo, por uma estruturação da política de desenvolvimento de forma mais coerente, centrada na erradicação da pobreza e na concretização dos objectivos do Milénio, respeito pelos direitos humanos, e no estabelecimento de sinergias entre os vários actores e projectos".

 

Carlos Coelho referiu que não obstante a UE na última década, e sobretudo desde a adopção do Consenso Europeu sobre o Desenvolvimento, ter duplicado o montante da ajuda pública ao desenvolvimento (APD) e melhorado as modalidades de prestação de ajuda, partilha "as preocupações expostas neste relatório e que o Parlamento tem vindo a advogar nomeadamente no cumprimento dos compromissos financeiros já assumidos, a coerência das políticas para o desenvolvimento, a monitorização e avaliação regular dos projectos, e os desafios resultantes da criação do Serviço Europeu de Acção Externa".

 

Ao concluir o social-democrata não deixou de sublinhar que "não obstante o crescimento económico seja um factor crucial de desenvolvimento, não é exclusivo na erradicação da pobreza e promoção da coesão social. Investimentos na democracia, no desenvolvimento humano (educação, saúde, liberdade de expressão, etc), na segurança alimentar e nas alterações climáticas são a chave para o êxito de uma verdadeira política de desenvolvimento sustentável".