Vasco Graça Moura e Carlos Coelho criticam duramente acção do Governo na implementação de Bolonha

Em véspera do décimo aniversário da Declaração, a relatora pediu uma reflexão e debate sérios sobre os caminhos que Bolonha tem seguido com a aplicação de que tem sido alvo nos vários Estados Membros.

O Grupo Europeu do PSD não quis deixar de reforçar a importância que deve ser atribuída a esta questão. Este Relatório afirma que a redefinição séria destes objectivos, "impõe a necessidade de uma reflexão quanto ao que tem sido a implementação do Processo de Bolonha nos Estados-Membros." Segundo o Parlamento Europeu é "necessário ponderar se as políticas seguidas em nome de Bolonha têm, de facto e como pretendido, conduzido à consolidação de um Espaço Europeu do Ensino Superior, capaz de responder aos desafios de competitividade à escala internacional."

Carlos Coelho afirma que é necessário saber se "a implementação nos vários Estados-Membros aconteceu como no caso Português - feita pela imposição, sem adequação de prazos e desacompanhada de consciencialização para as mais valias de Bolonha. Uma má implementação pode ter hipotecado os objectivos de Bolonha no passado, arredando a comunidade académica de um Processo de que devia ter sido peça fundamental." Para Carlos Coelho, "é agora tempo de evitar que hipoteque a redefinição desses objectivos para o futuro. "

Por seu lado, Vasco Graça Moura considera "fundamental que se exortem os Estados-Membros a verificar qual o impacto deste Processo na adequada qualificação e preparação dos jovens. É preciso, como salienta a nossa Relatora Doris Pack, que se não percam de vista os objectivos do Processo e a noção da importância central dos Estudantes em todas as questões que dizem respeito à sua educação."