O Deputado Europeu Jorge Moreira da Silva, Relator do Parlamento Europeu para as Alterações Climáticas e Chefe da Delegação do Parlamento Europeu à 6ª Conferência das Nações Unidas para as Alterações Climáticas (COP6 bis), que terá inicio esta semana (19 de Julho) em Bona, reuniu hoje no Hotel da Lapa, em Lisboa, com cerca de 25 ambientalistas, investigadores, empresários e editores de Ambiente, com o objectivo de discutir a estratégia europeia para esta COP6bis, perspectivar o futuro do Protocolo de Kyoto e debater opções de mitigação das Alterações Climáticas em Portugal.
Recorde-se que esta Conferência terá de, simultaneamente, concluir a redacção do Protocolo de Kyoto (incompleta desde 1997) e preparar a sua ratificação (por parte de mais de 55 países, correspondentes a mais de 55% do total de emissões de gases com efeito de estufa) de forma a que aquele possa entrar em vigor já em 2002.
Ora, o confirmado abandono, do Protocolo de Kyoto, da parte dos Estados Unidos, o previsível abandono da Austrália e do Canadá, e a posição indefinida da Rússia e do Japão, tornam esta Conferência das Nações Unidas absolutamente decisiva para o futuro do Protocolo de Kyoto.
À saída da reunião com os especialistas portugueses, Moreira da Silva afirmou que: "a não participação dos Estados Unidos torna o Protocolo de Kyoto menos abrangente, mas não lhe retira a razão de ser. A não participação dos Estados Unidos torna mais difícil a implementação do Protocolo, mas não a torna impossível. A nossa opção é, por isso, clara: não vamos para Bona abertos a discutir um novo Protocolo (como pretende o grupo de países liderados pelos Estados Unidos); vamos para Bona com a ambição de chegar a acordo com o maior número de países, sobre os leftovers de Kyoto, de forma a que o Protocolo possa ser ratificado e implementado já em 2002".
Jorge Moreira da Silva afirmou igualmente que “face às dramáticas previsões recentemente avançadas pelos cientistas do IPCC, especialmente as relativas ao aumento da temperatura e à subida do nível do mar, a União Europeia não pode abdicar de concretizar a sua estratégia de redução das emissões de gases com efeito de estufa, independentemente dos resultados de Bona”. O Deputado europeu do PSD anunciou, nesse âmbito, que, ainda em 2001, serão apresentadas, discutidas e aprovadas Directivas sobre um Sistema Europeu de Comércio de Emissões e sobre medidas de redução das emissões na agricultura, na indústria, na energia e, em especial, nos transportes.
Jorge Moreira da Silva, lidera (tal como já tinha ocorrido na última Conferência, em Haia) a Delegação do Parlamento Europeu à Conferência de Bona e formará equipa, na troika da União Europeia, com a Comissária Wallström e com o Ministro belga Deleuze.
Nota: o contacto telefónico do Deputado Jorge Moreira da Silva, em Bona, será o
91 7611190 (da rede portuguesa).