Eurodeputada Regina Bastos eleita Vice-Coordenadora do PPE para a Comissão Especial sobre a crise financeira

A Eurodeputada do PSD, Regina Bastos, que na semana passada tinha sido eleita para a Comissão Especial sobre a crise Financeira e Económica do Parlamento Europeu, foi hoje eleita pelos seus colegas como Vice-Coordenadora do Partido Popular Europeu (PPE), a maior família política do Parlamento Europeu, nesta Comissão.

Esta Comissão é composta por 45 dos 736 Deputados do Parlamento Europeu.

Ao ser eleita como Vice-Coordenadora do PPE, Regina Bastos assume a responsabilidade de coordenar o trabalhos e propostas dos Eurodeputados do PPE dos 27 Estados-Membros, e apresentar as propostas finais do Partido Popular Europeu, bem como negociar com as restantes Grupos Parlamentares a Resolução final a ser aprovada pelo Parlamento Europeu.   Esta Comissão tem como objectivo "analisar e avaliar a dimensão da crise, o seu impacto na UE e nos Estados-Membros. Fica também encarregue de avaliar a coordenação das acções realizadas pelos Estados-Membros para apoiar um crescimento sustentável e qualitativo e os investimentos a longo prazo." (fonte PE)

A Comissão Especial deverá apresentar um relatório intercalar dentro de seis meses e outro relatório no final do seu mandato, daqui a um ano. Nesses documentos, poderá emitir recomendações referentes a medidas ou iniciativas a tomar, em colaboração com as comissões permanentes do PE. No âmbito das suas atribuições, a Comissão Especial poderá organizar audições com os parlamentos e os governos nacionais