Carlos Coelho apoia medidas contra a falsificação do Euro

O Deputado do PSD Carlos Coelho apoiou hoje no Parlamento Europeu, em Bruxelas, a prorrogação do programa de combate à falsificação da moeda europeia.

Carlos Coelho sublinhou que sendo "o Euro uma das moedas mais utilizadas ao nível das transacções internacionais é das que mais corre o risco de ser falsificada".

Recordando que "a União tem vindo a adoptar as medidas necessárias para garantir que a circulação do euro esteja protegida por mecanismos eficazes e homogéneos contra as actividades criminosas de falsificação", Carlos Coelho salientou que, "se bem que os índices de falsificação continuem a ser elevados, no entanto, as medidas de luta contra a falsificação estão a produzir efeitos muito relevantes, tendo aumentado 20% de 2003 para 2004 o total de operações em que foram apreendidos euros falsos, tendo, por outro lado, sido reduzida a falsificação de notas, por ex. de 100 Euros, em 38%".

Para o Deputado social democrata "é, assim, evidente a necessidade de continuar as acções de vigilância, formação e assistência técnica indispensáveis para que haja uma protecção adequada, uniforme e eficaz do euro contra a falsificação".

Carlos Coelho apoiou, assim, em Plenário "a proposta para prorrogar este programa, pois só dispondo de um quadro financeiro estável é que será possível prosseguir os objectivos previstos no programa, principalmente tendo em conta as necessidades resultantes da integração dos novos Estados-Membros na União Monetária".