PE vota relatório sobre o futuro da indústria têxtil na UE

O Parlamento Europeu vai votar, na próxima terça-feira, em Estrasburgo, um relatório sobre o futuro da indústria têxtil na União Europeia, cuja discussão teve lugar na sessão de Julho.

O Deputado do PSD José Silva Peneda que na sua intervenção no Plenário do Parlamento tinha alertado para o facto de "em Junho de 2005 já terem sido ultrapassadas, e em larga medida, as quantidades negociadas entre a União Europeia e a China para o ano de 2005", alerta para a importância das negociações actualmente em curso, conduzidas pelo Comissário Peter Mandelson e para a Cimeira UE/China que terá lugar na próxima segunda-feira em Pequim e em que participam o Presidente do Conselho da União, Tony Blair e o Presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso.

Referindo-se aos problemas da indústria têxtil portuguesa, como resultado da invasão dos produtos fabricados na China, Silva Peneda afirma que "este é o primeiro sinal de um novo fenómeno, até aqui desconhecido, e que tem a ver com um imparável processo de invasão da produção asiática nos nossos mercados. Os têxteis são o primeiro sinal, mas todos os outros sectores de produção virão a seguir", acrescentou.

Defendendo a adopção por parte da União Europeia de cláusulas de salvaguarda, Silva Peneda considera, no entanto, que estas "não passarão de um paliativo" e que a Europa precisa "de definir uma política que permita enquadrar este tipo de novos problemas porque, tal como as coisas estão, há países na Europa que estão a ganhar com esta situação, enquanto outros, como Portugal, estão a perder".