Defesa da utilização das rolhas de cortiça

Os Deputados PSD, Carlos Coelho, Duarte Freitas e José Silva Peneda, juntamente com o Deputado espanhol Raul Romeva enviaram hoje uma pergunta oral à Comissão Europeia relacionada com a utilização de cortiça nas rolhas de garrafas com produtos vitivinícolas.

Segundos os Deputados "a entrada no mercado de rolhas sintéticas significa, além da escolha de uma política de baixo custo em substituição da alta qualidade, uma grave ameaça às florestas de sobreiro."

Até ao momento, a cortiça tinha sido um produto indiscutível nas rolhas de garrafas com produtos vitivinícolas, pelas suas propriedades físicas idóneas para o objectivo a que se propunham. Apesar disso, ultimamente entraram no mercado produtos sintéticos substitutivos, baseando a competição em campanhas, não comprovadas tecnicamente, de desprestígio do produto natural, enquanto por outro lado tentam imitar ao máximo as características da cortiça usando mesmo a palavra "cork" em parte do nome deste produto.

Isto obriga a redefinir a importância da cortiça de um ponto de vista mais amplo. Segundo a justificação das questões colocadas "deve destacar-se que a indústria do sobreiro é um modelo a seguir de actividade industrial sustentável". Em primeiro lugar, é de carácter  local; isto faz com que não "só seja uma fonte de emprego nas localidades que se dedicam a esta actividade como também apresenta uma grande biodiversidade, muitas vezes autóctone da "bacia mediterrânica" que corre perigo de extinção em caso de desertificação. Além disso, contribui para o equilíbrio ecológico da zona uma vez que o uso económico das florestas de sobreiro evita a sua desflorestação."

Por outro lado, a cortiça é considerada um produto de qualidade e não há estudos fidedignos que demonstrem que os produtos sintéticos melhorem as suas prestações. Para garantir esta qualidade, conta-se com uma resolução europeia RepAP (2004)2 sobre o contacto entre a cortiça com produtos alimentícios, sendo  a única tampa que conta com uma norma específica.

As questões colocadas foram as seguintes:

- Pensa a Comissão tomar alguma iniciativa legislativa para proteger esta actividade, com todos os benefícios sociais e ecológicos que acarreta?

 

-Pensou a Comissão promover uma etiquetagem que informe os consumidores do material usado na rolha / tampa das garrafas?

 

- Existe hoje em dia, ou há a intenção de estabelecer algum termo de cooperação com os países produtores da "ribeira do mediterrâneo" para potenciar o seu desenvolvimento ?