Sérgio Marques integra delegação do Parlamento Europeu em visita à República da África do Sul

Sérgio Marques na sua qualidade de Vice-Presidente da Delegação do Parlamento Europeu para as Relações com a Africa do Sul estará em visita de trabalho a este país entre os dias 28 de Janeiro e 2 de Fevereiro de 2005.

A visita tem como objectivo constatar "in loco" o actual momento político, económico e social do País estabelecendo contactos com o Governo (os Ministros dos Negócios Estrangeiros, da Saúde, das Finanças,...) e o Parlamento Sul-Africano, bem como com o Embaixador da União Europeia em Pretoria e ainda com organizações não governamentais envolvidas em vários projectos - alguns deles apoiados pela cooperação europeia - em áreas com uma enorme relevância (combate e prevenção da sida, acesso dos cidadãos mais carenciados à Justiça, combate à pobreza, apoio às vítimas da criminalidade violenta, ...)

Os deputados europeus darão particular atenção à avaliação do estado de execução do ambicioso programa de cooperação da União Europeia com a África do Sul e que envolve no período 2000-2006 montantes muito significativos na ordem dos 800 milhões de euros em subsídios a fundo perdido e outro tanto em financiamento do Banco Europeu de Investimento. Sérgio Marques dará uma particular atenção aos projectos em curso apoiados pela cooperação europeia que têm por objectivo a melhoria dos níveis de segurança no País, designadamente no âmbito do reforço da capacidade dos sistemas policial e judiciário.

Sérgio Marques aproveitará esta visita para estabelecer contactos com a Comunidade Portuguesa radicada na África do Sul a fim de que possa aperceber-se das suas actuais preocupações e transmiti-las às autoridades sul-africanas. É igualmente propósito de Sérgio Marques, informar a Comunidade Portuguesa sobre a cooperação europeia com a África do Sul e a forma como esta pode ajudar a combater o clima de insegurança. Estão previstos encontros com Conselheiros das Comunidades, com o Fórum Português da Luta contra o Crime, a Casa da Madeira de Joanesburgo e a Associação Cultural Portuguesa de Pretoria.

Para além de Sérgio Marques integram a Delegação do Parlamento Europeu, o deputado italiano Antonio Di Pietro (Presidente da Delegação) e a deputada dinamarquesa Britte Thomsen (a outra Vice Presidente).

Os deputados contam encontrar-se também com o Presidente Thabo Mbeki, ainda que este encontro não esteja ainda confirmado.