Carlos Coelho promove Seminário com Escuteiros e Guias: Contributos na luta contra a pobreza e exclusão social

Os Deputados Carlos Coelho (PSD, Portugal) e Marian Harkin (liberal, irlandesa) promoveram hoje um Seminário de escuteiros e guias e os seus contributos para a luta contra a pobreza e a exclusão social.

No Seminário organizado em conjunto com o Gabinete europeu da federação Mundial de Escuteiros foram analisados projectos organizados por escuteiros e guias em diversos países africanos com destaque para o Quénia, na Eslováquia e noutros países europeus.

Na Abertura do Seminário, o Deputado Carlos Coelho lembrou que o Conselho Europeu, reunido em Lisboa em 23 e 24 de Março de 2000, reconheceu que "a pobreza e a exclusão social tinham atingido níveis inaceitáveis." A construção de uma União Europeia mais inclusiva foi, então, considerado um elemento primordial para alcançar o "objectivo estratégico de 10 anos da União de crescimento económico, mais e melhores empregos e maior coesão social."

Dez anos após os Chefes de Estado e de Governo terem tornado o combate à pobreza e à exclusão social um dos compromissos-chave da União Europeia, o ano de 2010 ficará marcado como o Ano Europeu de Luta contra a Pobreza e a Exclusão Social.

Segundo Carlos Coelho, durante este ano a União Europeia deverá "centrar todas as questões políticas à volta de uma questão crucial, que é a da pobreza na Europa, especialmente tendo em conta o impacto que a actual crise económica está a ter no aumento do desemprego e numa aceleração desenfreada do empobrecimento e exclusão social de pessoas por toda a Europa."

De seguida, o Deputado do PSD deu as boas vindas a todos os participantes e declarou aberto este seminário organizado pelos Escuteiros e Guias.

No âmbito do Ano Europeu de Luta contra a Pobreza e a Exclusão Social, é importante reflectir não apenas sobre o que tem sido feito, mas igualmente o que "poderemos vir a fazer de forma a lutar contra a pobreza e a exclusão social. Durante este seminário, vamos discutir a experiência, projectos de voluntariado e todos os contributos que estas organizações da Sociedade civil têm vindo a dar, bem como o seu importante papel na luta contra estes flagelos" afirmou o Deputado do PSD.

Carlos Coelho, lembrou ainda, que a solidariedade é um dos "princípios orientadores da União Europeia, o que em termos práticos significa que todos os cidadãos deveriam poder tirar proveito dos benefícios, em alturas de prosperidade, ao mesmo tempo que em alturas de dificuldades deverá existir uma partilha dos encargos. Isto faz ainda mais sentido se considerarmos que quase 80 milhões de cidadãos europeus (o equivalente a 16% da população da UE) vivem abaixo do limiar de pobreza, dos quais 19 milhões são crianças (o equivalente a quase 2 em cada 10 crianças), e muitos outros enfrentam sérios obstáculos em termos de acesso ao emprego, a educação, habitação e serviços sociais e financeiros. Isto é inaceitável e temos que fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para ajudar a resolver o drama em que estas pessoas vivem."