Parlamento Europeu atribui Relatório sobre distribuição de alimentos às pessoas mais necessitadas a Duarte Freitas

Durante mais de duas décadas o fornecimento de géneros alimentícios provenientes dos mecanismos de intervenção europeia possibilitou o fornecimento de ajuda alimentar aos mais carenciados - mais de 13 milhões de pessoas beneficiaram deste regime de ajuda em 2006.

A Comissão Europeia propõe agora uma revisão deste programa, com uma maior variedade de géneros alimentícios a distribuir, definindo prioridades mais claras e estabelecendo um planeamento a longo prazo.

O abastecimento provirá das existências de intervenção mas também (e ao contrário do que anteriormente acontecia) do mercado, dando resposta à actual situação socio-económica.

Pretende-se ainda introduzir a possibilidade de co-financiamento comunitário, sendo este de 85% nos estados da coesão (nos quais se inclui Portugal) para os anos 2010-2012 e de 75% para os anos 2013-2015.

Num momento de crise económica que afecta sobretudo os mais carenciados, Duarte Freitas espera poder dar um contributo que ajude os que, crescentemente, em Portugal e na Europa, vivem momentos dramáticos.