PE aprova Resolução sobre o mercado do açúcar Duarte Freitas faz passar emenda para salvaguardar posição portuguesa

O Parlamento Europeu aprovou ontem, em Estrasburgo, por larga maioria, uma resolução relativa à futura reforma da Organização Comum de Mercado (OCM) do Açúcar.

Na opinião do Deputado Europeu do PSD Duarte Freitas, esta proposta de resolução do Parlamento Europeu "define uma posição que contraria as intenções da Comissão Europeia que o Parlamento entendeu excessivas, que previam uma quebra drástica dos preços e das quotas do açúcar e que deixava a porta aberta à transferência de quotas entre Estados-Membros, liberalizando um sector que sofre grandes pressões da Organização Mundial do Comércio".

O Deputado Duarte Freitas conseguiu ver aprovada uma emenda por si proposta que preconiza que os países com menores quotas não sejam atingidos pela diminuição pois não estão a contribuir para os excedentes. Duarte Freitas sublinha que "no caso português, tal diminuição poderia levar ao fim da indústria e da cultura beterrabeira em Portugal".

Para o Deputado social democrata, "com esta resolução, o Parlamento Europeu tornou clara à Comissão Europeia a sua posição e enviou um sinal no sentido de que seguirá naturalmente com atenção, mas também com grande determinação, as propostas concretas que, nesta matéria, a Comissão irá apresentar, previsivelmente, no próximo mês de Maio".