13. Haverá uma perda de empregos ou uma deslocação de empregos para fora da UE?

Este pacote de medidas terá um impacto económico importante e implicará mudanças estruturais à medida que a UE se transforma numa economia de baixo teor de carbono. Os críticos mais contundentes deste pacote usam até a expressão de "carbon leackage", ou seja fuga de carbono, não no sentido técnico, mas no sentido que, ao impor regras tão rigorosas à indústria europeia, a UE corre o risco de ver as suas principais empresas e sectores industriais a deslocalizar a actividade para regiões do globo menos intransigentes em matéria ambiental (China e Ásia em geral).

No entanto, a análise aprofundada subjacente a este pacote de medidas mostrou que o impacto geral no emprego será marginal. O impacto no emprego em sectores específicos variará em muito maior grau. Os sectores com utilização intensiva de carbono terão custos crescentes, o que afectará a sua competitividade em comparação com alternativas com baixo teor de carbono. Mas isto será compensado por novos sectores com baixo teor de carbono, em que se verificará uma expansão significativa do emprego, como já foi demonstrado no sector das energias renováveis. Por conseguinte, as consequências situar-se-ão ao nível dos tipos de empregos criados e dos sectores nos quais eles serão criados. Uma mudança estrutural no sentido de uma economia com maior eficiência energética e menor intensidade de carbono é inevitável, conforme demonstrado pelos preços do petróleo no ano passado.

Com o sucesso da UE na criação de vantagens competitivas em tecnologias de baixo teor de carbono, surgirão novas oportunidades de exportação. Outros países seguirão o exemplo da UE na luta contra as alterações climáticas.

Esta é a razão pela qual o pacote inclui disposições pormenorizadas sobre as medidas que a UE tomará caso se verifique uma distorção na igualdade das condições de concorrência e caso a produção - e as emissões – se desloquem para o estrangeiro. A melhor forma de garantir a igualdade nas condições de concorrência é, naturalmente, um acordo internacional generalizado.