84. Quando será de esperar uma generalização desta tecnologia?

A implantação da tecnologia CAC dependerá do preço do carbono e do preço da própria tecnologia. Se o preço por tonelada de CO2 evitada por esta via for inferior ao preço do carbono, a tecnologia CAC começará a implantar-se. Embora ambos os preços continuem a ter um elevado grau de incerteza, o pacote climático e energético contribuirá para uma certa estabilização dos mesmos.

O regime UE de comércio de emissões considerará não-emitido o CO2 capturado, transportado e armazenado em condições de segurança. A revisão desse regime, tendo em vista a concretização da parcela a assumir pelo sector comercial na meta de redução de 20 % dos gases com efeito de estufa, fixada pela União Europeia, deverá garantir preços do carbono elevados.

A Comunicação relativa à promoção, a breve trecho, da produção sustentável de energia contempla um compromisso da Comissão com vista a uma demonstração eficaz, a curto prazo, da tecnologia CAC e apela a iniciativas públicas e do sector atempadas e incisivas. O objectivo da demonstração é recolher ensinamentos da integração, na prática, dos componentes do processo à escala comercial. O quadro jurídico aplicável incidirá nos projectos de demonstração e em todos os outros futuros projectos CAC. Uma vez implantados projectos de demonstração, será de prever uma redução substancial dos preços desta tecnologia nos dez anos subsequentes.

De acordo com as previsões da Comissão na avaliação de impacto da proposta de Directiva relativa à armazenagem geológica de dióxido de carbono, espera-se que a implantação da tecnologia CAC à escala comercial tenha início por volta de 2020 e cresça substancialmente nos anos seguintes.