81. Por que razão a tecnologia CAC (Captura e Armazenamento de Carbono) é necessária?

Embora a eficiência energética e as energias renováveis sejam as soluções mais sustentáveis a curto/médio prazo, tanto no plano da segurança do aprovisionamento como ao nível climático, não será possível reduzir as emissões de CO2 da União Europeia e do resto do mundo em 50 % até 2050 se não se recorrer a outras vias, como a captura e armazenagem de carbono. As tecnologias de CAC apostam nitidamente no longo prazo.

Existem Estados-Membros da UE com uma dependência quase absoluta nas fontes de energia fóssil. Na Polónia, hoje em dia, 90% da energia produzida a nível nacional tem origem em centrais eléctricas a carvão, altamente poluidoras. Muitos outros novos Estados Membros da UE encontram-se na mesma situação. Como é impossível impor revoluções industriais e energéticas num curto espaço de tempo, é importante desenvolver tecnologias que visem a redução das emissões das fontes existentes. A CAC tem precisamente esse objectivo. Já que cerca de um terço da capacidade termoeléctrica a carvão actualmente existente na Europa será substituído nos próximos 10 anos, a CAC terá um papel fundamental a desempenhar.

A nível internacional, o consumo energético da China, Índia, Brasil, África do Sul e México levará a um importante aumento da procura mundial, grande parte do qual será presumivelmente satisfeito por combustíveis fósseis. Há que dispor urgentemente da capacidade de fazer face a essa quantidade potencialmente muito elevada de emissões.