21. Os cidadãos da UE estão a favor das energias renováveis?

São evidentes as mudanças no comportamento dos consumidores a favor de energias “mais verdes”. As sondagens mostram que os consumidores valorizam as fontes de energia renováveis, pelos seus benefícios ambientais, sobre as fontes de energia convencionais, mais poluentes, e que preferem companhias de electricidade que forneçam pelo menos uma parte da sua potência a partir de tecnologias de energias renováveis.

De acordo com uma sondagem Eurobarómetro realizada em Janeiro de 2007, 55% dos cidadãos europeus consideram útil a utilização das energias renováveis e 60% pensam que a investigação no domínio da energia deveria ser uma prioridade da União Europeia.

Os cidadãos são favoráveis à mudança da estrutura energética, ao aumento das actividades de investigação e ao desenvolvimento de medidas que assegurem a estabilidade energética.

Um grande número de cidadãos pensa que os governos nacionais deveriam garantir preços baixos para a energia e a continuidade do aprovisionamento, e 40% estão dispostos a pagar mais pela energia proveniente de fontes renováveis.

Estes dados mostram claramente a importância das energias renováveis para os cidadãos europeus. São cada vez mais os que consideram fundamental aumentar o nosso consumo de energias renováveis para viver num ambiente limpo, sustentável e mais seguro.

Para consultar a sondagem Eurobarómetro clique aqui.