60. Que efeito terão as alterações nos preços da electricidade?

A redução da quantidade de licenças a nível da UE a emitir no terceiro período de comércio de licenças aumentará a escassez no mercado de licenças de emissão e, por conseguinte, é de prever que o preço das licenças aumente. É também de prever que o preço da electricidade aumente em conformidade mas, tendo em conta os preços actuais do carbono, espera-se que o aumento seja limitado a 10%-15% até 2020, em comparação com a manutenção do estado actual. Outros factores, como os preços do petróleo e do gás, podem ter um impacto muito maior.

Não se prevê que o facto de os produtores de electricidade já não receberem licenças de emissão a título gratuito tenha, por si só, uma influência significativa nos preços da electricidade, uma vez que os produtores podem repercutir uma parte significativa do custo das licenças de emissão nos seus clientes, independentemente de as receberem ou não a título gratuito. O impacto mais importante do termo da atribuição a título gratuito aos produtores de electricidade é que serão assim eliminados os lucros aleatórios.

Para os consumidores, a factura total para os agregados familiares pode não aumentar. Isso depende do nível a que as medidas adoptadas para aumentar a eficiência energética dos agregados familiares atinjam o objectivo de poupanças de 20%.