15. Quais as propostas deste Pacote em matéria de Energias Renováveis?

O pacote clima integra uma proposta de Directiva sobre Energias Renováveis. Estas abrangem três sectores: electricidade, aquecimento/arrefecimento e transportes.

O objectivo fixado é de 20% de quota de Energias Renováveis (ER) no consumo total de energia na UE até 2020.

É necessário um quadro legislativo abrangente para a promoção e utilização das energias renováveis. Só assim a comunidade empresarial poderá dispor da estabilidade a longo prazo de que necessita para adoptar decisões racionais de investimento no sector das energias renováveis e encaminhar a União Europeia para um futuro energético mais limpo, mais seguro e mais competitivo.

Cabe aos Estados-Membros decidir em que proporção estes sectores contribuirão para atingir as metas nacionais, escolhendo para isso os meios que melhor correspondam às suas circunstâncias nacionais.

Actualmente (EuroStat, 2005), em Portugal, 16% da energia consumida provém de fontes renováveis.

Os Estados-Membros terão também a opção de alcançar as suas metas apoiando o desenvolvimento de energias renováveis noutros Estados-Membros e em países terceiros. A criação de um regime de garantias de origem negociáveis permite aos Estados-Membros alcançar as suas metas da forma mais economicamente rentável: ao mesmo tempo que desenvolvem fontes de energia renováveis a nível local, os Estados-Membros poderão adquirir garantias de origem (certificados que provam a origem renovável da energia) noutros Estados-Membros onde seja mais barato desenvolver energias renováveis.

 

Actualmente (EuroStat, 2005), na UE, apenas 14% da energia consumida provém de fontes renováveis?
Para atingir o objectivo de 20% até 2020 serão necessários grandes esforços em todos os sectores económicos e por parte de todos os Estados-Membros.

Para saber mais sobre legislação da UE sobre ER clique aqui