102. O que é a eficiência energética?

A energia existe na Natureza em diferentes formas e, para ser utilizada, necessita de ser transformada. Durante essa transformação, parte da energia perde-se, gerando desperdícios prejudiciais para o ambiente. Parte destas perdas é inevitável e deve-se a questões físicas, mas outra parte é perdida por mau aproveitamento e falta de optimização dos sistemas.

Podemos definir eficiência energética como a forma de optimizar o consumo de energia.

A eficiência energética pressupõe a implementação de estratégias e medidas para combater o desperdício de energia ao longo do processo de transformação: desde que a energia é transformada e, mais tarde, quando é utilizada.

O desperdício energético tem vindo a merecer a crescente atenção das empresas que processam e vendem energia. Esta preocupação tem toda uma lógica. A factura energética tem vindo a subir e isso preocupa principalmente os consumidores. Por outro lado, a evolução tecnológica permitiu começar a detectar desperdícios. Os edifícios são responsáveis pelo consumo de aproximadamente 40%da energia gerada no planeta, sendo o sector da construção civil identificado como uma área de grande potencial para combater o desperdício energético.

Nas casas, por exemplo, o consumo energético está fortemente relacionado aos sistemas mecânicos de controlo térmico, como os sistemas de ar condicionado, por exemplo. Se construir casas mais eficientes em termos de fugas de calor se traduzir numa poupança da factura electrónica e de energia todos ficam a ganhar. Em termos de competitividade a empresa construtora sairá vencedora e em termos económicos os consumidores serão os mais beneficiados. Numa era de crescente competitividade entre os sectores industriais começa a haver espaço para surgir outra realidade: a preocupação com ambiente. O desperdício energético é um dos factores de maior impacto sobre o desequilíbrio ambiental enfrentado pelo planeta.