Tratado de Lisboa
22. Em que consiste o Alto Representante da União para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança?
A criação do cargo de Alto Representante da União para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança é uma das principais inovações introduzidas pelo TL. O objectivo da criação deste cargo é reforçar a eficácia e coerência da acção externa da União Europeia, permitindo que o Alto Representante se torne na voz da Política Externa e de Segurança Comum (PESC) da União.
Esta inovação institucional é o resultado da fusão das funções de Alto Representante para a PESC e do Comissário para as Relações Externas. O seu papel consiste em conduzir a PESC e a Política Europeia de Segurança e Defesa (PESD) recorrendo a todos os instrumentos à sua disposição.
O Alto Representante assegurará a representação externa da União, tanto nas matérias PESC da competência do Conselho, como em matérias "não-PESC" atribuídas à Comissão. Por isso se diz que o Alto Representante tem dois “chapéus”: um como Vice-Presidente da Comissão Europeia e outro como Presidente do Conselho de Ministros de Negócios Estrangeiros. Pretende-se assim evitar "diplomacias paralelas" entre a Comissão e o Conselho.