Pacote Clima
3. Quais as diferentes partes do Pacote?
Este Pacote constitui uma abordagem global na luta contra o aquecimento global e as alterações climáticas. Por isso, o Pacote inclui um conjunto de propostas políticas interligadas que vai muito para além de um mero conjunto de medidas avulsas e isoladas:
- Energias Renováveis (capítulo B): Uma Directiva que visa estabelecer metas nacionais em matéria de energias renováveis que permitam alcançar em cada EM uma meta vinculativa global de 20% de fontes de energia renováveis no consumo de energia em 2020.
- Biocombustíveis (Capítulo C): Uma meta vinculativa mínima de 10% de biocombustíveis no sector dos transportes.
- Regime de Comércio e Licença de Emissões (Capítulo D): Uma proposta de alteração da directiva relativa ao regime de comércio de licenças de emissão da UE (RCLE-UE).
- Partilha de esforços (Capítulo E): Uma proposta relativa à partilha de esforços para cumprimento do compromisso independente da Comunidade de redução de gases com efeito de estufa em sectores não abrangidos pelo Regime de Comércio de Licenças de Emissão da UE (como os transportes, os edifícios, os serviços, as instalações industriais de menores dimensões, a agricultura e os resíduos).
- Captura e Armazenamento de Carbono (Capítulo F): Uma proposta para um quadro jurídico em matéria de captura e armazenamento de carbono e uma comunicação sobre a demonstração da captura e armazenamento de carbono (CAC).
- Redução das emissões de CO2 dos automóveis (Capítulo G): Uma proposta que define normas de desempenho em matéria de emissões dos automóveis novos de passageiros para reduzir as emissões de CO2.
- Eficiência energética (Capítulo H): Novas orientações sobre auxílios estatais no domínio do ambiente.
Cada uma destas 7 partes merece uma análise mais pormenorizada.