67. Em Setembro de 2007, a Comissão adoptou o terceiro pacote de liberalização do mercado interno da energia. Não há uma contradição entre a liberalização, que deveria baixar os preços, e a atribuição de um preço às emissões de carbono através do RCLE-UE, que os deveria aumentar?

Não, não há contradição alguma – pelo contrário, quanto melhor funcionar um mercado interno concorrencial da energia na UE, mais claros e menos distorcidos serão os sinais de preço necessários no âmbito do RCLE-UE.

O objectivo global da liberalização tem sido sempre tornar o abastecimento de energia tão eficiente quanto possível e eliminar os lucros indevidos dos monopólios. Isso pode resultar em preços da energia inferiores, mas não é necessariamente o caso, uma vez que os preços da energia dependem sempre dos custos de abastecimento subjacentes.

O RCLE-UE identifica o preço do carbono, enviando um sinal à economia. Estarão criadas as melhores condições para tal se a electricidade for fornecida num mercado concorrencial, no qual são eliminados os lucros indevidos dos monopólios.