10. O que acontece quando for obtido um acordo internacional?

A UE já se comprometeu a aumentar o seu objectivo de corte de 20% de emissões de CO2 para 30% se os países desenvolvidos se comprometerem a adoptar medidas equivalentes no âmbito de um acordo internacional satisfatório. Para enviar um sinal claro ao resto do mundo sobre este compromisso, as actuais propostas contêm disposições pormenorizadas que produzirão efeitos aquando da obtenção e ratificação de um acordo internacional, nomeadamente:

  • Os objectivos podem ser adaptados para serem coerentes com um objectivo internacional mais elevado. Os objectivos para o RCLE-UE e para os sectores não abrangidos por esse regime serão adaptados de uma forma proporcional à sua quota-parte das emissões totais em 2020.
  • Os objectivos podem ser atingidos com uma maior quantidade de créditos de CO2 adquiridos através de investimentos em reduções de GEE em países em desenvolvimento, dando assim um incentivo forte aos países terceiros. Proceder-se-á também a um aumento do nível dos créditos MDL permitidos aos Estados-Membros para atingir o seu objectivo que será de metade do esforço adicional de redução exigido a cada Estado-Membro.